Exposição no MNAC – Projeto eBUG
Após um ano de implementação do Projeto eBUG, no qual o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio participou como escola-piloto, num total de dez escolas-piloto a implementar este projeto internacional que tem como objetivo principal alertar a população para os perigos de um uso indevido dos antibióticos e numa tentativa de criar uma consciência coletiva para um uso responsável e racional dos mesmos.
Este projeto implementa sessões, maioritariamente de carácter prático destinadas a um público-alvo desde o jardim-de-infância até aos alunos do ensino secundário.
Entretanto, os docentes do referido Agrupamento de Escolas, receberam formação para implementarem este projeto, estando neste momento a finalizar a oficina de formação a turma três.
Havendo a participação de docentes das várias áreas curriculares e estando este projeto englobado nos objetivos gerais propostos pelo Ministério da Educação para área curricular de Cidadania e Desenvolvimento, o mesmo foi desenvolvido em várias disciplinas, criando aqui uma interdisciplinaridade a qual envolve uma relação transversal de experiências e de conhecimentos.
Daqui resultou esta apresentação final de trabalhos, expostos agora no Museu Nacional de Arte Contemporânea de Lisboa, numa parceria entre Direção Geral de Educação (DGE), Direção Geral de Saúde (DGS) e INFARMED, a qual foi traduzida nesta reportagem realizada agora pela RTP.
O Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio agradece a toda a equipa de Escolas Embaixadoras eBUG, e mais propriamente à Dra. Dulce Pascoalinho (DGS), Dr. Rui Lima (DGE) e Dra. Ana Silva (INFARMED) pelo trabalho de acompanhamento e apoio no desenvolvimento deste projeto, que já passou a programa, para ser implementado a nível nacional.