Educação Ambiental

Plano de Atividades do Centro de Educação Ambiental

No âmbito do projeto E-Ribeiras – Estratégia para comunicar, divulgar e sensibilizar para as alterações climáticas, o Município de Esposende, através do Centro de Educação Ambiental, irá promover uma peça de teatro que aborda a importância das ribeiras num contexto de adaptação às alterações climáticas, destacando o papel da manutenção e conservação dos cursos de água na mitigação dos problemas associados a situações de cheias e secas. Número limitado de sessões.

Calendarização/periodicidade: Por marcação, a decorrer previsivelmente em novembro e dezembro
Público-alvo: 1.º CEB (3.º e 4.º anos) ao 3.º CEB
Local(ais) de realização: Centro de Educação Ambiental e outros espaços a definir posteriormente

Esta iniciativa consiste num conjunto de atividades lúdico-pedagógicas relacionadas com o ambiente, cujo objetivo é proporcionar aos participantes momentos de brincadeira e diversão, enquanto vão contactando com a biodiversidade presente no nosso território e aprendendo a proteger os recursos do planeta.

 

 

Calendarização/periodicidade: por marcação, ao longo do ano letivo
Público-alvo: Educação Pré-Escolar ao 1.º CEB
Local(ais) de realização: Espaços exteriores do Centro de Educação Ambiental

Este programa encontra-se dirigido a alunos com necessidades especiais dos Currículos Específicos Individuais de estabelecimentos de educação e ensino e IPSS concelhias. Os/as participantes realizarão, em rotinas semanais, diversas ações de cariz teórico e prático associadas essencialmente à área da jardinagem e da horticultura, e que terão como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências de base, motivando os alunos para aprendizagens cognitivas e para o seu desenvolvimento pessoal.

 

Calendarização/periodicidade: Semanalmente, ao longo do ano letivo
Público-alvo: 2.º CEB ao 3.º CEB
Local(ais) de realização: Centro de Educação Ambiental

Nesta iniciativa os participantes assistem à dramatização de uma história, através do recurso à manipulação de marionetas ou através da expressão dramática, onde são abordados conteúdos ambientais e culturais, como é o caso do ciclo do pão, da apanha do sargaço, da importância dos recursos hídricos, da problemática associada ao lixo marinho, do impacto das alterações climáticas, entre outros. Existem três histórias à disposição dos estabelecimentos de ensino e cada uma é apresentada a partir de diferentes metodologias.

 

 

Calendarização/periodicidade: Por marcação, ao longo do ano letivo 
Público-alvo: Educação Pré-Escolar ao 3.º CEB
Local(ais) de realização: Auditório do Centro de Educação Ambiental ou outro local a definir

Ao longo do mês de janeiro o Centro de Educação Ambiental, com a colaboração de vários parceiros, irá promover um conjunto de iniciativas relacionadas com diversas áreas da ciência, como oficinas, workshops, jogos, teatro e exposições temporárias.

 

 

Calendarização/periodicidade: de 6 a 31 de janeiro
Público-alvo: Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário
Local(ais) de realização: Centro de Educação Ambiental, estabelecimentos de educação e ensino e outros locais a definir posteriormente

Esta iniciativa tem como objetivo primordial fomentar a adoção de hábitos ecologicamente sustentáveis, particularmente durante a presente época festiva em que é comum registar-se um consumo excessivo de recursos naturais e bens materiais, bem como apelar à preservação da natureza. Na edição de 2019 da iniciativa “O meu Natal é ecológico” será proposto a toda a comunidade educativa e às IPSS concelhias, a realização de trabalho natalício a partir de desperdícios.

 

 

Calendarização/periodicidade: Exposição dos trabalhos a partir de 6 de dezembro de 2019 até 7 de janeiro de 2020
Público-alvo: Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário
Local(ais) de realização: local de exposição a definir posteriormente

Nestas oficinas, para além da componente teórica, é dado um especial enfoque ao “saber fazer” no desenvolvimento de atividades de educação ambiental, com recurso à experimentação e a uma abordagem prática dos conteúdos, ferramentas de trabalho que potenciam a alteração de hábitos e comportamentos em prol de um melhor Ambiente. As oficinas abordam temas variados desde a reciclagem de papel, a reutilização de resíduos e materiais, as ciências experimentais, as práticas agrícolas, a jardinagem, entre outros. Os destinatários variam em função da tipologia da oficina.

 

 Calendarização/periodicidade: por marcação, ao longo do ano letivo
Público-alvo: Educação Pré-Escolar ao 3.º CEB
Local(ais) de realização: Centro de Educação Ambiental

Nesta iniciativa serão promovidas atividades vocacionadas para a ocupação dos tempos livres das crianças e jovens durante as interrupções letivas do Natal, Carnaval, Páscoa e Verão. Em cada período de férias serão desenvolvidas atividades específicas de acordo com a época festiva.

 

Calendarização/periodicidade: Natal: 19, 20, 23 e 27 de dezembro de 2019; Carnaval: 24 e 26 de fevereiro de 2020; Páscoa: 1, 2, 7 e 8 de abril de 2020; Verão: julho e agosto Público-alvo: Educação Pré-Escolar ao 3.º CEB
Local(ais) de realização: Centro de Educação Ambiental

Nesta semana, que decorre de 16 a 22 de maio, o Centro de Educação Ambiental, em colaboração com diversas entidades, irá propor aos estabelecimentos de educação e ensino, munícipes e visitantes, um conjunto variado de atividades e iniciativas associadas à comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade que se assinala a 22 de maio. Toda a informação sobre as atividades a realizar, como a calendarização, horários e destinatários será enviada com devida antecedência para os públicos-alvo associados.

 

Calendarização/periodicidade: 16 a 22 de maio
Público-alvo: Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário
Local(ais) de realização: vários

Esta iniciativa é desenvolvida em parceria com o Município de Esposende e tem como principal objetivo comemorar localmente o Dia da Floresta Autóctone, efeméride que se assinala anualmente a 23 de novembro. Ao longo de uma semana serão promovidas diversas atividades lúdico-pedagógicas relacionadas com a importância e preservação das espécies autóctones, apelando ao contributo de todos na manutenção de um recurso natural fundamental para a sustentabilidade do território. Os destinatários variam em função da tipologia da atividade.

 

Calendarização/periodicidade: de 23 a 30 de novembro de 2019
Público-alvo: Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário
Local(ais) de realização: Centro de Educação Ambiental e espaços naturais do concelho

O objetivo desta iniciativa passa essencialmente pelo desenvolvimento de atividades práticas que promovam o contacto com a terra, a aquisição de conhecimentos sobre o ciclo de vida das plantas, entre outros conteúdos relacionados com a agricultura e com a jardinagem. No dia da atividade, os/as participantes poderão efetuar trabalhos como sementeiras, manutenção de infestantes, rega, colheita de produtos hortícolas e diversas tarefas inerentes ao funcionamento do Horto Municipal.

 

Calendarização/periodicidade: por marcação, ao longo do ano letivo 
Público-alvo: Educação Pré-Escolar ao 1.º CEB
Local(ais) de realização: Horto Municipal e Hortas da Maria Repolha (CEA)

Esta exposição, de caráter permanente, utiliza tecnologia interativa, permitindo ao/à visitante “navegar” por entre vários cenários e obter informação sobre vários temas ambientais que se relacionam com o concelho, como a gestão dos resíduos urbanos, os recursos hídricos, a biodiversidade, as alterações climáticas e o tema da energia.

 

Calendarização/periodicidade: por marcação, ao longo do ano letivo 
Público-alvo: 1.º CEB ao Ensino Secundário
Local(ais) de realização: Centro de Educação Ambiental
Contactos: Esposende Ambiente, EM / Centro de Educação Ambiental |  E-mail: cea@esposendeambiente.pt | Telefone: 253 967 147 | 253 969 380

Programa de Educação para a Sustentabilidade

O Município de Esposende, através da Esposende Ambiente, tem vindo a apoiar o desenvolvimento concelhio do Projeto Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa.
Este programa de educação ambiental é promovido pela secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental e direcionado para as escolas.

 

Calendarização/periodicidade: Inscrição até 31 de outubro na plataforma Eco-Escolas em www.abae.pt/EcoEscolas
Público-alvo: Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário
Local(ais) de realização: Estabelecimentos de educação e ensino, espaços naturais do concelho e outros

No âmbito da Campanha de Sensibilização Intermunicipal para Recolha Seletiva e Compostagem Doméstica no Cávado, serão realizadas sessões de esclarecimento sobre a compostagem doméstica, bem como entregues compostores domésticos e Guias sobre Compostagem Doméstica aos estabelecimentos de educação em ensino interessados em fazer a compostagem dos seus resíduos orgânicos.

Calendarização/periodicidade: por marcação, ao longo do ano letivo 
Público-alvo: 1.º CEB ao Ensino Secundário
Local(ais) de realização: Estabelecimentos de Educação e Ensino

Este programa é parte integrante do Projeto Crescer Saudável, um projeto multidisciplinar dirigido à comunidade educativa e assegurado por diversos parceiros. O projeto Vidas Seguras desdobra-se em dois programas: “Crescer em Segurança” e “Trabalho Seguro, Melhor Futuro” visa sensibilizar a comunidade escolar para a importância de uma cultura de prevenção ao nível da segurança no trabalho. Pretende-se sensibilizar, motivar e preparar as crianças para os princípios da prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais, tentando consolidar a abordagem das regras básicas de segurança e saúde no trabalho na esfera familiar.

Calendarização/periodicidade: Por marcação, a partir do 3.º período letivo
Público-alvo: 1.º CEB (4.º ano)
Local(ais) de realização: Estabelecimentos de Educação e Ensino

Este projeto, que consiste na realização de uma sessão teórica em sala, tem como objetivo principal sensibilizar os/as alunos/as das escolas concelhias para os impactos ambientais decorrentes do desperdício alimentar em ambiente escolar e doméstico, nomeadamente ao nível do desperdício de recursos naturais e do consumo de água.

 

Calendarização/periodicidade: Por marcação, ao longo do 2.º período letivo
Público-alvo: 2º ao 3.º CEB (8.º ano)
Local(ais) de realização: Estabelecimentos de Educação e Ensino

À semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, a Esposende Ambiente e o Município de Esposende vão novamente aderir à “Hora do Planeta”. Esta é uma iniciativa global da rede WWF que pretende mobilizar a população mundial para contribuir para um futuro sustentável para o planeta, manifestando essa determinação apagando, simbolicamente, as luzes durante uma hora de um dia pré-definido.

 

 

Calendarização/periodicidade: 28 de março de 2020
Público-alvo: 1.º CEB ao Ensino Secundário
Local(ais) de realização: Estabelecimentos de educação e ensino

Esta iniciativa consiste numa visita guiada pelo concelho, orientada pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Esposende, com o objetivo de dar a conhecer as árvores de interesse municipal que se destacam pela sua longevidade, dimensão, forma ou raridade.

Calendarização/periodicidade: Por marcação, ao longo do ano letivo 
Público-alvo: 2.º CEB ao Ensino Secundário
Local(ais) de realização: Concelho de Esposende

À semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende irá promover a realização de um desfile de carnaval ecológico.
O tema do desfile de 2020 versará sobre o mundo do cinema, mais concretamente sobre os filmes, inclusivamente filmes de animação, que nos marcaram, quer pela sua história e mensagem, quer pela personalidade das suas personagens ou pelos cenários. Os principais requisitos para a participação no mesmo serão divulgados junto dos potenciais participantes até final de novembro. Esta iniciativa pretende sensibilizar os participantes e quem assiste ao cortejo carnavalesco para as questões relacionadas com aproveitamento de materiais e reutilização de resíduos.

 

Calendarização/periodicidade: 21 de fevereiro de 2020
Público-alvo: Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário
Local(ais) de realização: Ruas da cidade de Esposende

De modo a fomentar o voluntariado ambiental e a participação dos alunos em ações que visem a melhoria da qualidade ambiental do concelho, pontualmente ao longo do ano, serão promovidas ações de limpeza de praias e pinhais, limpeza de linhas de água, arranque de espécies invasoras e plantações de espécies autóctones. A Esposende Ambiente também se encontra disponível para colaborar e apoiar o desenvolvimento de ações de voluntariado ambiental promovidas por outras entidades, desde que devidamente enquadradas.

 

Calendarização/periodicidade: Por marcação, ao longo do ano letivo 
Público-alvo: Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário
Local(ais) de realização: Espaços naturais do concelho de Esposende

Promovido pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, este projeto visa a participação social na conservação dos espaços fluviais. A adesão ao projeto pressupõe a adoção de um troço de 500 m por cada grupo/turma/escola inscrito e a realização de saídas de campo para monitorização de um conjunto de parâmetros e aspetos relacionados com o curso de água. O projeto pretende promover a curiosidade científica e implementar o método científico experimental, através da recolha e registo de informações e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, sociais e etnográficos, contribuindo assim para a melhoria do espaço estudado e da qualidade fluvial global e da qualidade das populações. Inscrições limitadas.

 

Calendarização/periodicidade: 2 a 3 saídas de campo ao longo do ano letivo (outono e primavera)
Público-alvo: 3.º CEB e Ensino Secundário
Local(ais) de realização: Rede hídrica do concelho

Este projeto é promovido pela RESULIMA e pretende contribuir para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental dedicadas ao tema dos resíduos urbanos, através da realização de ações de sensibilização no espaço escolar e da atribuição de uma contrapartida financeira em função dos resíduos recicláveis recolhidos e separados pelas escolas aderentes. O Regulamento do Programa ECOvalor 2019/2020 será disponibilizado no início do ano letivo. As escolas interessadas deverão formalizar a sua inscrição através do envio de um mail para o CEA.

Calendarização/periodicidade: Por marcação, ao longo do ano letivo 
Público-alvo: Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário
Local(ais) de realização: Nos estabelecimentos de educação e ensino concelhios

No âmbito do “AQUA Cávado: o rio que nos une”, programa que assenta na promoção da utilização responsável e conservação do Rio Cávado e seus afluentes, promovido pela CIM Cávado – Comunidade Intermunicipal do Cávado e desenvolvido pelos municípios membros, os estabelecimentos de educação e ensino serão convidados a participar na iniciativa “Dias a Viver a Água”. Esta iniciativa conta com a colaboração do Parque Natural do Litoral Norte. Inscrições limitadas a 3 grupos de 50 participantes.

Calendarização/periodicidade: 3 datas a definir posteriormente (entre 22 de março e 1 de outubro de 2020)
Público-alvo: 1.º CEB ao 3.º CEB
Local(ais) de realização: Mosteiro de Tibães (Braga), margem esquerda rio Cávado (Esposende) ou Termas do Gerês (Terras do Bouro)
Contactos: Esposende Ambiente, EM | E-mail: anabela.almeida@esposendeambiente.pt | Telefone:253 967 147 | 253 969 380