Educação Para a Cidadania

Programa de prevenção primária da violência, que pretende promover e reforçar, junto da comunidade educativa do concelho, e respetivas famílias, competências pessoais e sociais facilitadoras de uma cultura livre de estereótipos, assentes nos princípios da não-violência e que respeitem e promovam a igualdade. Programa sujeito à aprovação.

 

O projeto ESPOWER será constituído pelos seguintes programas de atividades:

 

a) A cantar aprendemos a Amar terá como público-alvo crianças em idade pré-escolar dos diferentes jardins-de-infância do concelho de Esposende. Através da construção de um Cancioneiro de Música Popular Portuguesa contra a Violência Doméstica, as crianças e as respetivas famílias criarão ou adaptarão as letras de quinze canções tradicionais portuguesas, tendo como princípio a escolha de letras musicais que promovam a não-violência contra as mulheres.

 

b) Construir o amor dirige-se para os/as alunos/as do 1.º ciclo do ensino básico e prevê a promoção e o desenvolvimento de emoções e estratégias positivas com vista à construção de relações igualitárias e não violentas, através da dinamização de oficinas temáticas, realizadas no modelo de multi-sessões, e de workshops, onde, em cada ano letivo, será abordada uma temática diferente. No 1º ano será abordada a importância do cuidado, no 2º ano a importância do respeito, no 3º ano a importância da confiança e no 4º ano a importância do amor.

 

c) O amor e a família está desenhado para os/as alunos do 2º ciclo do ensino básico e prevê a realização de sessões temáticas e de um concurso de curtas-metragens, que irão abordar temas como a família, as relações interpessoais e o impacto dos modelos relacionais, assumidos pelas famílias, na construção de sistemas familiares. Com isto, os alunos/as, alunos/as irão realizar curtas-metragens sobre a temática, que serão levadas a concurso, culminando com a apresentação pública das mesmas num Festival “Não Curtas a Violência”.

 

d) Namorar não é maltratar é dirigido para os/as alunos/as do 3º ciclo de ensino básico e prevê a realização de multi-sessões de sensibilização junto da comunidade educativa e respetivas famílias, com a finalidade de desconstruir mitos associados à violência no namoro, assim como alertar os jovens para os diferentes tipos de violência, as fases da violência e as consequências da mesma. O programa “Namorar não é maltratar” prevê também a apresentação de uma peça de teatro fórum.

 

e) Conciliar o amor destina-se a alunos/as do ensino secundário e prevê a realização de Assembleias Colaborativas com o objetivo de envolver os/as jovens e os/as decisores/as políticos/as em momentos de reflexão e partilha sobre a realidade da problemática da violência de género e da necessidade da internalização dos princípios da conciliação entre o trabalho e a família.

Nota: a concretização do projeto ESPOWER, conforme apresentado, carece de aprovação a candidatura submetida pelo Município ao EEA GRANTS e ao POISE.

Calendarização/ periodicidade: durante o ano letivo/trimestral
Público-alvo: Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário
Local(ais) de realização: Escolas do concelho de Esposende
Contactos: Serviço de Fomento e Responsabilidade Social | E-mail: isabel.abreu@cm-esposende.pt| Telefone: 253 960 100/ 926 595 093

Inseridos no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020.

+Cidadania


Tem como objetivo promover o desenvolvimento dos níveis de cidadania participativa em crianças que frequentam o 1.º CEB, através do recurso a tecnologias digitais, com conteúdos educativos disponíveis nas linhas de trabalho – competências gerais, conteúdos locais e projetos educativos e comunitários.

No Poupar Está o Ganho


Tem como objetivo mostrar aos/as alunos/as do 1.º CEB a importância da educação financeira, e transmitir conhecimentos para o desenvolvimento de competências que permitam a tomada de decisões informadas e corretas no futuro, contribuindo assim para que sejam consumidores mais responsáveis.

ColorADD.SOCIAL – Programa nas Escolas

 

A ColorADD.Social é uma associação sem fins lucrativos, que se dedica a promover a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores, em particular as portadoras de daltonismo, mediante a adoção do código ColorADD. Tem como objetivos contribuir para uma Escola Inclusiva e promover a deteção precoce do daltonismo na infância, assegurando às crianças com dificuldades de visão a acessibilidade à Cor nas bibliotecas e salas de aula.

Calendarização/periodicidade: durante o ano letivo 
Público-alvo: 1º CEB (3ºano)
Local(ais) de realização: Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio
Contactos: Serviço de Educação  
E-mail: marilia.capitao@cm-esposende.pt | Telefone: 253 960 100 / 961 526 704

Integrado no Plano Estratégico Municipal de Bem-estar animal “Rafeiro: uma raça com estilo” funcionará como parte de uma campanha educativa para a consciencialização da população de que a solução para os animais de rua só é possível através de um esforço conjunto que engloba: nunca abandonar um animal, castrar para evitar crias indesejáveis, adotar ao invés de comprar, e valorizar o cão sem raça definida.

 

Calendarização/periodicidade: Ao longo do ano letivo
Público-alvo: Educação Pré-Escolar e 1.º CEB
Local(ais) de realização: Estabelecimentos de ensino e canil intermunicipal
Contactos: Unidade de Auditoria e Qualidade Geral | E-mail: veterinaria@cm-esposende.pt | Telefone: 253 960 100 | 930 500 437