Associação Internacional das Cidades Educadoras

A AICE tem por objetivo estabelecer permutas, cooperação e avanços, no desenvolvimento e implementação de práticas inspiradas nos princípios da Carta de Cidades Educadoras. O movimento teve início em 1990, em Barcelona, no qual mais de 60 cidades adotaram a Carta de Cidades Educadoras como modelo de atuação. Em 1994 foi formalizada como Associação Internacional em Bolonha.
As cidades portuguesas que integram a AICE criaram a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, que promove o intercâmbio de experiências, metodologias, ideias e informação entre as Cidades Educadoras. Com este objetivo, são organizados congressos internacionais, seminários temáticos e territoriais ou outros encontros, nos quais intervêm especialistas nas diferentes matérias, políticos, técnicos municipais e outros agentes locais. Este diálogo contínuo e aberto permite uma efetiva aprendizagem com as práticas de outras cidades, melhorar as realidades locais e cooperar em projetos conjuntos.

Como forma de partilha de experiências, a AICE disponibiliza o Banco Internacional de Documentos das Cidades Educadoras, de livre acesso, através da Internet. Este banco de dados é formado por uma base de documentos, carregado pelos diversos municípios membro, que dão apoio ao desenvolvimento do conceito de Cidade Educadora, e que podem ser ponto de referência para outras cidades.

O Município de Esposende é membro efetivo da AICE desde 2007.

 

Links:

Associação Internacional das Cidades Educadoras
Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras