Notícias

marta

As alunas Mafalda Guimarães Eiras e Marta Costa, a frequentarem, respetivamente, o 9.º e 4.º anos, foram apuradas para a fase nacional dos concursos em que participaram.

A Mafalda Eiras, depois passar com sucesso as provas da 1.ª e 2.ª fases, foi apurada para a final das Olimpíadas da Língua Portuguesa, que terá lugar nos dias 19 e 20 de maio, na Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras. Ao longo destes dias, a aluna realizará atividades a atestar os seus conhecimentos e competências associados à língua portuguesa, nomeadamente, no que respeita à oralidade.

De referir que as Olimpíadas da Língua Portuguesa, uma iniciativa promovida conjuntamente pela Direção-Geral da Educação, Plano Nacional de Leitura, Direção-Geral da Administração Escolar, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Associação de Professores de Português, “visa incentivar o bom uso da língua portuguesa pelos alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, aumentando o seu interesse pelo conhecimento da norma-padrão do Português Europeu e estimulando o espírito de rigor e de excelência”.

A Marta Costa distinguiu-se no Concurso Nacional de Leitura (cujo “principal objetivo é estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura”), tendo sido uma das duas crianças do 1.º Ciclo selecionada para representar a CIM Cávado na fase final, que decorrerá no dia 3 de junho, em Almada.

A aluna, ao longo das diferentes fases que compõem o CNL, deu mostras de ser uma excelente leitora e demonstrou-o, com assertividade e grande confiança, nas provas orais de argumentação. Prepara-se agora para participar na fase final, que contempla a realização de uma prova escrita de pré-seleção, uma prova de vídeo e uma prova de palco, onde participarão cinco finalistas por nível de ensino.

image_pdfimage_print