Notícias

prémios Fundação MOA (2)

215 alunos do 4.º ano do ensino básico das escolas do concelho de Esposende participaram na segunda edição do Concurso de Desenho Infantil da Fundação MOA, iniciativa que contou com o apoio do Município de Esposende e da Esposende Ambiente e a colaboração da Saúde Escolar da UCC ConVidaSaúde/ACES Cávado III Barcelos/Esposende.

Tendo como propósito contribuir para a promoção da Educação Artística, um dos pilares de trabalho do Departamento de Arte e Cultura da Fundação MOA, o certame enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e integra o Plano de Atividades do Programa de Educação para a Sustentabilidade 2021/2022 da Esposende Ambiente.

Participaram nesta edição o Centro Escolar de Forjães e as Escolas Básicas de Belinho, de Mar e de Pinhote-Marinhas, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio; e as Escolas Básicas António Correia de Oliveira-Esposende, de Apúlia, do Facho-Apúlia, de Fonte Boa, de Gandra, de Barral-Palmeira de Faro e o Centro Escolar de Fão, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira.

A avaliação dos trabalhos esteve a cargo de um júri composto por representantes da Fundação MOA, da UCC ComVidaSaúde/ACES Cávado III Barcelos/Esposende, do Município de Esposende, da Esposende Ambiente e de um artista mestre em ilustração, tendo sido premiados os três melhores trabalhos e atribuídas sete menções honrosas. Os três vencedores receberam um cheque-oferta no valor de 75, 50 e 30 euros, respetivamente, e os alunos distinguidos foram agraciados com prémios de participação.

A grande vencedora foi Ema Cruz, da EB António Correia de Oliveira, pelo trabalho “Bailarina Mágica”, o 2.º prémio coube a Dilan Gonçalves, da EB de Barral-Palmeira de Faro, pelo desenho “O ambiente”, e Ivo Sá, do Centro Escolar de Fão, conquistou o 3.º lugar com o trabalho “A invasão”. Quanto às menções honrosas, foram atribuídas a Santiago Santos (EB António Correia de Oliveira), João Escrivães (EB de Fonte Boa), Francisca Santos (EB de Pinhote), Diogo Marques (EB de Belinho), Eva Faria (EB António Correia de Oliveira), Ana Marta Maciel (EB de Barral) e Santiago Barbosa (EB de Mar).

Refira-se que o trabalho da vencedora do 1.º prémio vai integrar o concurso internacional, que decorrerá na sede da Fundação MOA, no Japão.

A entrega dos prémios decorreu no Centro de Educação Ambiental, com a presença de Tatsuya Kanda, da Fundação MOA Portugal, Alexandra Roeger, Vice-presidente do Município de Esposende, Paulo Marques, Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Leonor Rosa, enfermeira da UCC ConVida Saúde, e da artista Joana Rosa. Para além dos alunos e respetivos pais, a sessão contou também com a participação dos professores que dinamizaram este concurso junto das suas turmas.

Já subscreveu a newsletter "Esposende Educa"?

Poderá fazê-lo aqui:


Seja bem-vindo(a)!