Notícias

Fish Chefe (1)

Integrado na iniciativa “Março com Sabores do Mar” e no Programa de Sustentabilidade Alimentar – Geração S, o Município de Esposende leva a efeito mais uma edição do concurso Fish Chefe, direcionado para os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico do concelho.

O desafio para confecionar pratos de peixe foi aceite por 230 alunos (120 inscrições) dos agrupamentos de escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio e da Escola Secundária Henrique Medina.

As eliminatórias decorrem nas instalações do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Esposende, estando a avaliação dos pratos a concurso a cargo do Chefe Rogério Ferreira, docente da Escola Profissional de Esposende, tendo por base critérios como a sustentabilidade e proveniência dos produtos; o tipo de método de confeção usado, privilegiando os considerados saudáveis; técnicas de redução do desperdício alimentar; criatividade; e custo associado aos ingredientes, privilegiando receitas com menor custo. A final do concurso realizar-se no dia 21 de março.

A maioria dos jovens que participam no concurso nunca tiveram contacto direto com a cozinha, por isso a iniciativa é deveras enriquecedora e fundamental para que desenvolvam hábitos saudáveis, iniciem práticas culinárias e ganhem gosto pelo consumo de peixe.

Este concurso contribui de forma direta para a promoção da sustentabilidade dos recursos pesqueiros e de produtos locais. Por outro lado, sendo que o Programa Geração S tem por base a educação para a sustentabilidade, numa lógica de promover a mudança de atitudes e de comportamentos face às problemáticas do mundo atual e tendo como vetores de atuação o pescado e os hortícolas, esta atividade constitui-se também como um importante contributo para preparar para o futuro cidadãos mais capazes de exercer uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas atuais.

Deste modo, o Município contribui para a concretização das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU “Saúde de Qualidade” (ODS 3), “Educação de Qualidade” (ODS 4) e “Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade” (ODS 17).

image_pdfimage_print