Notícias

post abraço_alerta

Estão abertas as inscrições, até ao final do mês de julho, o desafio criativo “…E QUANDO NOS PUDERMOS VOLTAR A ABRAÇAR?” lançado, em abril, pelo Município de Esposende. Inicialmente fixado para 30 de junho, o prazo limite para o envio das candidaturas foi prorrogado, em virtude da reabertura em junho das atividades letivas e não letivas presenciais da Educação Pré-Escolar, assim como de outras respostas socioeducativas para as demais crianças e jovens.

Com esta decisão, o Município de Esposende alarga a possibilidade de criação de propostas artísticas concebidas no âmbito destes contextos.

“…E quando nos pudermos voltar a abraçar?” Mais do que uma questão que se coloca neste tempo de combate à pandemia provocada pelo surto de COVID-19, este é o desafio criativo que o Município de Esposende lança a toda a comunidade. Pela arte, nas suas mais diversificadas formas de expressão, pretende-se envolver a comunidade no processo criativo, traduzindo pensamentos, sentimentos e emoções.

Pretende-se que os trabalhos artísticos assumam um caráter expressivo de reflexão sobre este tempo que será, porventura, o maior desafio coletivo das nossas vidas.

Sendo potencialmente também reflexo de um determinado contexto histórico, temporal e espacial, a sua partilha pode igualmente assumir um importante papel social, estimulando a consciência individual e coletiva.

A criatividade poderá assumir diversas manifestações, como a escrita, as artes performativas (música, teatro, dança, entre outras), as artes visuais (desenho, ilustração, escultura, pintura, entre outras), ou as artes multimédia (vídeo, fotografia, animação, entre outras).

Lembra-se que os interessados poderão participar de forma individual ou coletiva, por exemplo, um grupo organizado de uma instituição, um grupo de moradores, com total liberdade de escolha no que se refere às modalidades artísticas, privilegiando-se a criteriosa escolha de recursos e equipamentos e materiais ambientalmente sustentáveis.

Este desafio criativo dirige-se a toda a comunidade do concelho de Esposende, sem limite de idade, nomeadamente aos residentes, aos emigrantes e aos cidadãos temporariamente ausentes. As inscrições decorrerão até ao dia 31 de julho e terão que ser submetidas online aqui

Após este período, e quando, efetivamente, voltar o tempo de nos podermos novamente abraçar, o Município irá promover uma mostra coletiva de trabalhos, num local público de grande visibilidade, a definir mediante a quantidade e a natureza das produções. Desta forma, através das artes, e num ato que se espera amplamente participado e mobilizador, a Câmara Municipal poderá também assim marcar a vivência deste momento histórico e projetar o nosso futuro coletivo.

Para mais informações

image_pdfimage_print