Notícias

_DSC6095 (003) (002)2

A Escola Secundária Henrique Medina, de Esposende, conquistou o troféu “Clube Desporto Escolar” na XXIII edição de “O Minhoto”.

A entrega de prémios relativos ao ano 2019, prevista para o passado mês de março, foi adiada em sequência da pandemia Covid 19, tendo decorrido, nas últimas semanas, de forma faseada e descentralizada.

A organização considerou não ser oportuno realizar a Gala, mas entendeu manter a entrega dos troféus de forma a preservar os propósitos da iniciativa: homenagear o mérito dos envolvidos no fenómeno desportivo da região.

Assim, a entrega dos troféus aconteceu de forma descentralizada, em dias distintos, nos concelhos de origem de cada um dos premiados, apenas com a presença destes e dos respetivos convidados, sendo que a organização dará a conhecer os vídeos que registaram esses momentos através das redes socais.

A entrega do troféu à Escola Secundária Henrique Medina decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal, com a presença do Vereador do Desporto e Juventude, Rui Losa. O Clube de Desporto Escolar da Escola conta com 33 anos de existência e inúmeros títulos e troféus conquistados. Hoje integra duas centenas de alunos envolvidos nas modalidades de Basquetebol, Canoagem, Futsal, Surf, Ténis de Mesa e Voleibol.

Nesta edição, destaque para a existência de 12 concelhos com premiados e o facto de um terço dos troféus individuais (8, num total de 24) terem sido entregues a senhoras, dado relevante pelo simbolismo que a mesma transporta em si, já que os prémios de cada área são atribuídos ao mérito sem o fazer por distinção de género.

Os 28 troféus entregues foram atribuídos por votação de um extenso Júri composto por 97 elementos, entre jornalistas desportivos de órgãos locais, regionais e nacionais dos diferentes meios de comunicação social, e ainda entidades ligadas ao desporto.

A iniciativa contou com colaborações diversas, entre as quais os Municípios da região Minho, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Confederação do Desporto de Portugal, o Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal, a Fundação Inatel, o Turismo do Porto e Norte de Portugal, várias federações e associações de clubes, além das restantes pessoas e entidades envolvidas no fenómeno desportivo da região.

A organização refere que o sucesso de mais uma edição de “O Minhoto”, em muito se deveu à “louvável postura de cooperação demonstrada pelos diferentes agentes e entidades envolvidos na iniciativa”.

image_pdfimage_print