
I CONGRESSO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUSTENTABILIDADE (IAS)
A Escola Secundária Henrique Medina (ESHM) participou com quatro equipas, duas delas em parceria com a Escola Secundária de Barcelinhos (ESBarcelinhos), no dia 26 de maio, no I Congresso de Inteligência Artificial e Sustentabilidade (IAS) na Universidade do Minho (UMinho).
As equipas, constituídas por alunos do primeiro ano dos cursos Técnicos de Informática de Gestão (TIG) e Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI), participaram no evento que contou com a presença de cerca de 160 alunos do 9.º ao 12.º ano do distrito de Braga, reunindo investigadores, professores e estudantes. Este congresso teve como objetivo a interação entre a universidade, as escolas, as câmaras municipais e as empresas da região norte de Portugal, estimulando o interesse pela investigação científica.
Durante o congresso, foram apresentadas 21 comunicações, 10 posters e um vídeo realizado pelos estudantes, com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial (IA), que competiram para obter prémios para os melhores trabalhos. Os alunos assistiram, ainda, a quatro palestras de cientistas da UMinho e uma mesaredonda com a participação de autarcas, docentes e estudantes.
“Impacto ambiental em Esposende”, um dos projetos (poster 1), pretendeu encontrar uma solução para redução do areal das praias de Esposende, recorrendo ao uso da IA. Os alunos do 1.ºTGPSI sugeriram instalação de um sistema composto por câmaras e sensores, que, associados a uma aplicação, fosse capaz de calcular o volume de areia retirada pelo mar e, consequentemente, determinar a quantidade necessária para a sua reposição nas praias. Uma outra equipa do 1.º TGPSI apresentou o projeto “Smart EcoPoints” (poster 2), que visa a criação de um ecoponto inteligente que ajude na identificação correta do lixo a ser depositado em cada recipiente por meio do uso de sensores táteis. Com a ajuda da IA, os sensores táteis podem identificar automaticamente os materiais depositados no ecoponto, classificando-os em diferentes categorias. Estes ecopontos também detetam se a pessoa coloca o lixo no recipiente errado, exibindo uma mensagem num display, indicando qual o ecoponto correto. Essa informação também seria transmitida por uma mensagem de voz para pessoas com deficiência visual.
A proposta apresentada por alunos do 1.ºTGPSI e 1.ºTIG, da ESHM, e 3 alunos do 1.ºTIG, de Barcelinhos,(poster 3), consiste na monitorização dos resíduos descartados, por meio de sensores e câmaras, para identificar períodos críticos e obter informações
sobre o lixo produzido durante essas alturas, possibilitando o reforçar de ecopontos nessas áreas e nas alturas específicas (por exemplo, na época balnear e festividades).
Por fim, os alunos do 1.ºTIG das duas escolas apresentaram o projeto “Cycling Paths” (poster 4), no qual o uso da Inteligência Artificial e a integração de sensores possibilita a avaliação dos níveis de emissão de gases dos carros e de motociclos, medindo o impacto ambiental, especialmente em termos de descarbonização. Com base nos dados observados, será possível compreender a correlação entre o uso da bicicleta, a redução dos fatores poluentes e a melhoria das condições de saúde da população.
Os três primeiros projetos foram apresentados em formato poster e o último, em formato comunicação oral.
De referir que o projeto “Cycling Paths”, desenvolvido por cinco alunos, no âmbito da disciplina de Linguagens de Programação, do 1º ano, numa parceria estabelecida entre a ESBarcelinhos e a ESHM, recebeu uma menção honrosa.
Parabéns a todos os alunos pela participação nos diversos projetos.