Notícias

viana de lima

“Memento Momento – Viana de Lima” está patente até 26 de janeiro, no Museu Municipal de Esposende.
Para redescobrir o arquiteto Viana de Lima, permanece patente ao público, no Museu Municipal de Esposende, até ao próximo dia 26 de janeiro, a exposição “Memento Momento – Viana de Lima”, inaugurada em 5 de maio de 2017, no âmbito do programa dos Prémios Viana de Lima.
Instituídos em 2014, estes galardões são uma homenagem à vida e obra de Viana de Lima, distinguindo os melhores alunos, em cada ano letivo, das Faculdades de Arquitetura e de Belas Artes da Universidade do Porto, instituição onde Viana de Lima se iniciou academicamente.
Integrada no ciclo de atividades sobre Viana de Lima, a exposição abriu a 5 de maio de 2017, prolongando-se até ao próximo dia 26 de janeiro. Esta mostra já foi visitada por mais de 30 mil pessoas, constituindo uma das exposições de maior destaque no Museu Municipal de Esposende.
A exposição “Memento Momento” integrou o programa evocativo dedicado à memória do arquiteto natural de Esposende, figura relevante da arquitetura modernista internacional, autor de numerosos trabalhos de arquitetura e urbanismo, destacado protagonista da História da Arquitetura, reconhecido como Mestre Alfredo Evangelista Viana de Lima (1913-1991).
A exposição incluiu a edição do catálogo “Viana de Lima e a influência do Movimento Moderno na Arquitectura Portuguesa” e uma visita guiada orientada pelo Comissário Científico, Prof. Dr. Arquitecto Paulo Guerreiro, da Divisão de Cultura do Município de Esposende, e responsável pelo projeto museal da Casa das Marinhas (casa-museu de Viana de Lima) e do Roteiro do Modernismo em Esposende.
Esta mesma exposição esteve, também, patente na galeria da sede nacional da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa, como forma de o Município de Esposende se associar à Ordem dos Arquitetos Portugueses, nas comemorações do mês da Arquitetura.
Denominada “Memento, Momento”, a exposição reúne o processo-síntese de uma parte da obra do arquiteto ou apontamento em modo de lembrete do que se tem de fazer e Momento, projetando espaços de tempo que foram materializados e traduzidos em arquitetura.
Numa secção do acervo expositivo do arquiteto esposendense, predomina o processo de desenho clássico das proporções. Na segunda parte, observa-se a interceção com o Movimento Modernista Europeu que foi o ingrediente explosivo de uma “supernova” que desponta no panorama da arquitetura portuguesa, entre correntes ideológicas contraditórias do Estado Novo.
O arquiteto Viana de Lima foi autor, entre outros projetos, da denominada “Casa das Marinhas”, edifício classificado como Monumento de Interesse Público, desde 2012, e registada na Fundação Docomomo Ibérica, organismo internacional que preserva edifícios icónicos da arquitetura modernista.
A entrada é gratuita. Horário: terça a sexta, 10h30-13h00 e 14h30-17h00. Sábado, domingo e feriados: 14h00-17h00. Até 26 de janeiro.
Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.

 

image_pdfimage_print