Notícias

ano colaboração (1)

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, recebeu das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os certificados de participação do Município no Ano Nacional da Colaboração.

A sessão de encerramento do Ano Nacional da Colaboração, iniciativa promovida em 2019 pelo Fórum para Governação Integrada, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, decorreu no Antigo Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

O Ano Nacional de Colaboração traduziu-se numa iniciativa de âmbito nacional que teve como objetivo mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa, através dos cidadãos/as e das instituições, para a relevância estratégica da colaboração, quer como forma de resolução de problemas, quer de otimização dos recursos disponíveis. O Município de Esposende associou-se, desde logo, ao evento procurando envolver as instituições e os cidadãos em torno de projetos e iniciativas que contribuam para este desiderato.

Neste contexto, enquadram-se o Ativo +, um programa direcionado para a terceira idade e promotor do envelhecimento ativo, que visa promover a qualidade de vida dos seniores, numa perspetiva de inclusão social, valorizando os direitos para a cidadania, e contribuindo, consequentemente, para um envelhecimento ativo segundo as orientações da Organização Mundial de Saúde. Este programa mereceu o reconhecimento dos promotores do Ano Nacional da Colaboração, bem como o “Fórum de Práticas Colaborativas” e a iniciativa “O Poder da Colaboração em Esposende” enquanto exemplos para o “reforço de uma cultura colaborativa na sociedade portuguesa”.

A participação no Ano Nacional da Colaboração enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que o Município de Esposende verteu para o seu plano de ação, nomeadamente no que se refere ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Em linha com as declarações do Presidente da República, que defendeu “a partilha, a entreajuda, o entrosamento, o encontro constante de vontades, de propósitos e de ações”, o autarca Benjamim Pereira refere que “o Município está perfeitamente alinhado e inteiramente empenhado neste desígnio desenvolvendo uma estratégia que privilegia as parcerias e o trabalho em rede”.