Notícias

escola-basica-de-gemeses

A Câmara Municipal de Esposende abriu concurso para a realização da empreitada de beneficiação da Escola Básica de Gemeses, obra há muito tempo reclamada pela Junta de Freguesia e pela comunidade local. O valor da intervenção é de 144.160 euros (IVA incluído) e o prazo de execução é de 120 dias.

O projeto de beneficiação da Escola Básica de Gemeses pretende responder às necessidades da comunidade escolar, prevendo-se, a curto prazo, a integração neste estabelecimento do ensino pré­-escolar. As obras preveem a ampliação do espaço afeto ao recreio coberto, assim como a instalação de um parque infantil na zona envolvente.

O projeto contempla o prolongamento da zona de recreio coberto, criando uma ligação direta ao polivalente que permitirá, deste modo, a realização de atividades conjuntas no exterior, em zona resguardada.

O projeto prevê também a instalação de um parque infantil na zona de recreio. Serão instalados equipamentos a utilizar por toda a comunidade escolar, sobre um piso de segurança em lajetas de borracha, com espessura adequada às alturas de queda dos equipamentos.

Esta obra contempla, ainda a adaptação do recinto e do edifício, facilitando o acesso de pessoas com mobilidade condicionada. Para tal, será criado um percurso acessível, desde a entrada principal, até ao edifício. No interior do edifício, será construída instalação sanitária adaptada a pessoas com mobilidade reduzida e instaladas rampas que ajudem a ultrapassar os desníveis existentes entre os diferentes espaços comuns, nomeadamente o polivalente, sala dos professores, instalações sanitárias e a zona das salas de aula.

Esta empreitada enquadra-se no plano de requalificação e beneficiação do parque escolar do concelho de Esposende que a Câmara Municipal tem vindo a executar, com o intuito de proporcionar melhores condições a toda a comunidade escolar e que compreendeu já, entre outras intervenções, a remoção das coberturas em fibrocimento ainda existentes, a pintura dos edifícios e a disponibilização de equipamentos informáticos.

No âmbito dos equipamentos escolares do concelho, a Câmara Municipal de Esposende assumiu, ainda, a requalificação da Escola Secundária Henrique Medina, em articulação com o Ministério da Ciência e Educação, empreitada que está em curso e que tem um custo de 2.217.152,00 euros.

image_pdfimage_print