Notícias

ciencias

O projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar – Rumo ao Sucesso, mais especificamente a valência das Ciências Experimentais, a equipa de Saúde Escolar da UCC ConVidaSaude e o 2.º ano do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) da Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina desenvolveram uma intervenção sobre a temática da “Higienização das mãos” dirigida aos alunos dos 1.º e 3.º anos de escolaridade do Ensino Básico do Município.

A intervenção decorreu durante os 1.º e 2.º períodos do presente ano letivo, e desenvolveu-se em 11 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, quatro do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira e sete do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, abrangendo cerca de 350 alunos.

As sessões decorreram em duas fases, sendo que, na primeira parte, os alunos ficaram a conhecer os principais tipos de micróbios e todos tiveram a oportunidade de observar e identificar os bolores do pão e do limão (utilizando a lupa de mão). Após a identificação dos bolores desenvolveu-se a dinâmica das “purpurinas”, com o objetivo de simular a contaminação através das mãos, dando o mote para, numa segunda parte, se introduzir a importância da correta lavagem das mãos. Todos os alunos executaram a técnica definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), passo a passo, utilizando solução assética. No final, os alunos do 2.º ano do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde da Escola Secundária, ofereceram às turmas um cartaz e uma embalagem de solução assética, preparados pelos próprios.

O caráter mais prático e interativo das sessões, resultante do estabelecimento desta parceria, constituiu uma clara mais-valia na sensibilização para a importância da aquisição de hábitos de higiene. Os alunos mantiveram uma postura muito ativa, participativa e curiosa, atitudes e comportamentos que, direta ou indiretamente, estão em consonância com alguns dos Descritores do Perfil dos Alunos que constam das Aprendizagens Essenciais para os anos de escolaridade em causa (Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado; Investigador; Questionador; Comunicador, entre outros). Os docentes das turmas intervencionadas mostraram-se satisfeitos com a atividade, realçando precisamente o seu caráter prático e interativo como um dos aspetos mais positivos.

A dinamização de atividades escolares que associem as vertentes prática e de sensibilização, visando a aquisição de hábitos de saúde, nomeadamente hábitos de higiene diários é fundamental, uma vez que as escolas são locais privilegiados de contágio.

A atual situação de saúde pública, derivada da Pandemia provocada pela Covid-19, vem enfatizar a importância destes temas, em particular a higienização das mãos, serem abordados e trabalhados de uma forma constante e continuada em contexto escolar, independentemente do nível de ensino dos alunos e da realidade socioeconómica onde se inserem.

image_pdfimage_print