Notícias

DSC_0128

O Município de Esposende procedeu, hoje, à entrega dos Prémios Viana de Lima relativos ao ano académico 2018/2019.

Dando cumprimento ao protocolo estabelecido com a Universidade do Porto e à vontade do arquiteto Viana de Lima, expressa em testamento, de distinguir os melhores alunos das Faculdades de Arquitetura e de Belas Artes, em homenagem aos seus filhos Alexandre e Sílvia, a Câmara Municipal de Esposende tem vindo a premiar, anualmente, os alunos melhor classificados em cada um dos cursos, com o valor pecuniário de 2000 euros. Ainda de acordo com o estabelecido, os galardoados oferecem ao Município uma obra/trabalho da sua autoria para o Fundo Viana de Lima.

Nesta edição, o Prémio de Pintura “Alexandre Viana de Lima” foi atribuído a Ivan Postiga, recém-graduado Mestre em Artes Plásticas – especialização em Pintura, e o Prémio de Arquitetura “Sílvia Viana de Lima” foi para Hélder Lima, finalista do Mestrado Integrado de Arquitetura.

Dizendo-se honrado e orgulhoso pela distinção, Ivan Postiga agradeceu o prémio, considerando que representa o reconhecimento público do trabalho desenvolvido na faculdade. Agradeceu ao Município, bem como àqueles que o apoiaram e ajudaram no seu percurso académico, louvando, ainda, a Universidade do Porto pelo “forte investimento na aprendizagem”.

Por sua vez, Hélder Lima, assumindo forte emoção pelo reconhecimento, expressou agradecimentos ao Município de Esposende, à Universidade do Porto e à Faculdade de Arquitetura, e aos pais enquanto mais diretos responsáveis pela sua formação académica. Sobre este prémio, referiu que “não é apenas o reconhecimento, mas uma estratégia de recuperação e manutenção do património arquitetónico”.

Com votos de felicitação e de sucesso para o percurso profissional dos premiados, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, afirmou que é uma honra para o Município a atribuição destes prémios, tanto pela afirmação do trabalho do arquiteto Viana de Lima, como pelo reconhecimento do mérito académico destes estudantes.