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O Município de Esposende articulou com os Agrupamentos de Escolas do concelho e as entidades parceiras a retoma das atividades de apoio à família e projetos educativos, no regresso presencial às atividades educativas e letivas, da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de março, no âmbito do plano de desconfinamento definido pelo Estado português.

No seguimento da implementação das diversas medidas de apoio às escolas, designadamente ao nível das refeições escolares, da disponibilização de computadores para os alunos mais carenciados poderem acompanhar as atividades letivas à distância, e dando continuidade ao que vem ocorrendo com diversas instituições do concelho, face ao plano de desconfinamento do Governo que prevê o levantamento progressivo das medidas de contenção da COVID-19, o Município de Esposende retomará as atividades socioeducativas de apoio à família e os projetos educativos na Educação Pré-Escolar e 1º CEB.

Assim, no âmbito do Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar – Rumo ao Sucesso, as crianças da Educação Pré-Escolar e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio veem garantida a continuidade do trabalho que vinha sendo desenvolvido ao longo deste ano letivo, agora na modalidade presencial.

Na Educação Pré-Escolar, o Projeto Municipal de Expressões (Projeto de Educação Musical e Projeto de Expressão Físico-Motora) continuará a sua dinâmica, também na modalidade de ensino presencial, em regime de coadjuvação, nos estabelecimentos da educação pré-escolar dos dois agrupamentos do concelho.

O Município assegurará, ainda, a organização e a monitorização do serviço de refeições escolares, bem como a retoma das atividades da componente se apoio à família, em articulação com as instituições promotoras.

O diálogo, a comunicação contínua e em proximidade com todos os agentes educativos mantêm-se como estratégias essenciais do Município, no sentido de colaborar com as escolas, encontrando respostas para as necessidades e situações emergentes, assegurando, desta forma, a promoção de igualdade de oportunidades no acesso à educação.

Todos estes projetos e estratégias estão em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, designadamente no que concerne aos ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 5 – Igualdade de Género, ODS 10 – Reduzir as desigualdades e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

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