Notícias

_DSC4494.JPG 2021-03-05 190002

O Município de Esposende vai avançar com a requalificação dos parques infantis e equipamentos públicos para a prática desportiva (fitness) do concelho, num investimento global que ascende a 112.250 euros. O objetivo é dotar estes espaços de melhores condições e novas funcionalidades, dentro do novo conceito de segurança e das imposições legislativas, sendo que os trabalhos contemplam a substituição de pisos, instalação de novos e melhores equipamentos, bem como requalificação de outros.

Serão intervencionados o Parque Infantil da Caravela na zona ribeirinha de Esposende, o Parque Infantil da frente marítima de Apúlia e o Parque Infantil do largo do Cortinhal, em Fão, e os equipamentos fitness na Praia do Suave Mar/Farol e Zona Ribeirinha Sul em Esposende, no Largo do Cortinhal, em Fão, e na Zona Ribeirinha em Apúlia.

Com uma rede de cerca de 35 equipamentos, distribuídos por todas as freguesias, a segurança e a diminuição do risco de acidentes é uma das principais preocupações do Município. Para além da cobertura de todos os estabelecimentos de ensino com parques infantis, a autarquia tem vindo a apostar na requalificação de parques públicos, de utilização livre, bem como no melhoramento dos espaços de jogo e recreio existentes de forma a garantir o cumprimento de todas as regras de segurança e a diminuição do risco de acidentes.

Para tal, foi elaborado um levantamento exaustivo das condições de funcionamento de todos os parques infantis do concelho, o que levou à abertura de vários procedimentos concursais, cujas intervenções, algumas já concluídas, outras em execução e outras prestes a iniciar, vão do ajustamento das áreas de segurança à substituição de pavimentos e peças danificadas, relocalização de equipamentos de acordo com a sua utilização e tratamentos de manutenção ao nível das madeiras e vedações.

Entre as intervenções mais significativas realce para a instalação de pavimentos “In Situ”, com vista a colmatar a deterioração normal verificada nos pavimentos de alguns parques infantis com mais de dez anos de utilização, além da substituição de peças e manutenção.

Em termos globais, e considerando também esta nova intervenção de 112.500 euros, o investimento da Câmara Municipal na requalificação dos parques infantis e equipamentos fitness ultrapassa já os 250.000 euros, nos últimos quatro anos.

Refira-se que no âmbito do levantamento gradual das medidas de confinamento, os parques infantis públicos do concelho vão reabrir na próxima semana, mantendo-se a obrigatoriedade do escrupuloso cumprimento das medidas de proteção indispensáveis à contenção da Covid-19.

image_pdfimage_print