Notícias

1-4e948442

Está a decorrer, ao longo deste ano letivo, mais uma edição do Projeto Mentoria Interpares na Escola Secundária Henrique Medina, para o qual foram selecionados 36 alunos mentores, do 12.º ano.

O projeto Mentoria Interpares tem como objetivo promover a integração dos novos alunos na comunidade escolar e desenvolver o sentido de responsabilidade nos alunos mentores. Em simultâneo, procura-se promover o sucesso escolar e garantir as condições para uma aprendizagem saudável daqueles que agora iniciam o seu percurso escolar.

Até ao momento, os alunos mentores já executaram uma série de tarefas contempladas neste projeto, como sejam a receção aos novos alunos, visitas guiadas à escola e sessões de esclarecimento. Nestas sessões foram transmitidos um conjunto de informações úteis relacionadas com o Código de Disciplina, os passes de Transporte Escolar, os Cartões Eletrónicos e o modo de funcionamento dos vários serviços da escola.

Estes alunos serão acompanhados ao longo de todo o ano pelos respetivos mentores, facilitando a deteção de situações de conflito ou de dificuldades que estes alunos possam estar a atravessar. Pretende-se, assim, auxiliar estes novos alunos num ano letivo que é bastante importante, e até decisivo, no seu percurso escolar. Refira-se que são considerados alunos novos os que entram pela primeira vez neste estabelecimento escolar: 7.º ano e 10.º ano, do Ensino Regular, e 1.º ano do Ensino Profissional.

“Enquanto mentora, considero que o balanço destas primeiras semanas é bastante positivo. Participar neste projeto é uma honra e um privilégio. É gratificante ver os alunos tão «à vontade» com a escola e os colegas e saber que se deve ao nosso trabalho e dedicação. É claro que não conseguiríamos sem os professores, mas dá-nos uma grande satisfação quando vemos os nossos mentorados nos corredores e eles nos contam tudo sobre as novas disciplinas e os novos professores. Esta prova de responsabilidade ajudou-nos [mentores] a desenvolver a nossa empatia, o espírito de entreajuda e responsabilidade. Espero que este projeto continue a crescer, sempre mais e melhor e que, daqui a uns anos, quando os nossos filhos vierem para esta escola, sejam tão bem recebidos como nós fomos e como tentamos receber estes novos alunos” (testemunho de Inês Moreira dos Santos, aluna do 12.ºA da ESHM).

Já subscreveu a newsletter "Esposende Educa"?

Poderá fazê-lo aqui:


Seja bem-vindo(a)!