Notícias

banner-ecovalor-f9f5e645

No âmbito do Programa de Educação para a Sustentabilidade 2019/2020, foi desenvolvida, a nível concelhio, a primeira edição do Programa ECOVALOR. Promovido pela Resulima, este projeto destina-se a todos os municípios da sua área de intervenção e tem como principais objetivos aumentar as quantidades de resíduos encaminhados para reciclagem e sensibilizar a comunidade escolar, seus familiares e a comunidade envolvente para a correta separação de resíduos.

Para além da atribuição de uma contrapartida financeira em função dos resíduos recicláveis recolhidos e separados pelas escolas aderentes, este projeto também pretende contribuir para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental dedicadas ao tema dos resíduos urbanos, nomeadamente através da realização de ações de sensibilização no espaço escolar.

Em 2019/2020 foram sete os estabelecimentos de educação e ensino do concelho de Esposende aderentes, nomeadamente: Escola Profissional de Esposende, Escola Secundária com 3.º CEB Henrique Medina, Escola Básica António Correia de Oliveira, Escola Básica de Apúlia, Escola Básica António Rodrigues Sampaio, Escola Básica de Forjães e Escola Básica de Gemeses. Apesar dos constrangimentos decorrentes da situação de pandemia e do confinamento generalizado a partir de março do ano letivo transato, foram recolhidas pelas escolas várias toneladas de resíduos de papel e cartão, bem como de embalagens de plástico e metal durante os 1º e 2º períodos letivos.

O regulamento da iniciativa prevê a atribuição de um prémio de participação, que se traduz na conversão da quantidade de resíduos recolhidos por cada escola num prémio monetário a transferir para as mesmas. Os resultados da edição 2019/2020 foram recentemente publicados, sendo que as escolas melhor classificadas em cada uma das categorias (quantidade de resíduos por aluno) foram distinguidas com um prémio monetário superior.

A este nível, destacam-se os 1.º e 2.º prémios atribuídos, respetivamente, à Escola Básica de Forjães e à Escola Secundária com 3.º CEB Henrique Medina, na categoria “ECOVALOR – amarelo”, assim como os 1.º e 2.º prémios atribuídos à Escola Básica António Correia de Oliveira e à Escola Básica de Gemeses, respetivamente, na categoria “ECOVALOR – azul”.

O Programa ECOVALOR reafirma os seus propósitos e a sua ação, junto das escolas, no presente ano letivo, integrando o Programa de Educação para a Sustentabilidade 2020/2021 da Esposende Ambiente.

Já subscreveu a newsletter "Esposende Educa"?

Poderá fazê-lo aqui:


Seja bem-vindo(a)!